sexta-feira, 16 de maio de 2014

Homem de Ferro

Homem de Ferro foi um ótimo inicio para a Marvel Studios Dirigido por Jon Favreau, o filme, lançado em 2008, foi a prova de que longas-metragens de super-heróis ainda podiam surpreender, e muito. Entre os pontos que devem ser analisados primeiro, está no fato do Homem de Ferro não ser um dos heróis mais populares do mundo, na época do seu lançamento. Segundo ponto a ser observado, é a escolha de Robert Downey Jr. para o papel principal. O ator, conhecido até então por seus problemas com drogas, conseguiu surpreender até o mais assíduo dos céticos. Ele de fato, incorporou o personagem Tony Stark dos quadrinhos.


O filme prende não só pelos efeitos especiais, mas, também por sua fidelidade ao cânone dos quadrinhos. O enredo é fiel. Isso é, talvez, um dos pontos mais surpreendentes na história. Era de se esperar, visto que quem comanda é a própria editora. Jon Feavrou consegue empolgar nas cenas de ação, com uma trilha enérgica. Só o fato de termos AC/DC nas cenas iniciais, já é uma amostra do que está por vir.


A estrutura do filme pode ser melhor identificada pela forma como o protagonista melhora sua armadura. Conforme vemos as melhorias, as atualizações, nos damos conta do avanço do filme. O suspense da trama ocorre mais próximo ao final, quando aparecem o real responsável por todo o problema na qual circunda a trama.


Homem de Ferro é mais do que um filme de um super-herói. É o inicio de um ousado projeto da Marvel Studios, o inicio da apresentação de seu universo nos quadrinhos, transposto para o cinema. Com este filme ficou claro que era possível existir uma futura reunião de heróis, lutando por uma causa em comum. A Marvel é conhecida por suas conexões entre filmes, e isso fica claro nas cenas pós-créditos, quando temos a participação de Samuel L. Jackson, como ninguém menos que Nick Fury, um dos pilares para o surgimento dos Vingadores.


A inserção de agentes da Shield, referências ao Máquina de Combate e até mesmo ao escudo do Capitão América são pontos pequenos que acabam empolgando qualquer fã de quadrinhos. As coisas pequenas que são pensadas por produtores ligados a uma empresa que surgiu dos quadrinhos. Em tempos que estúdios de Hollywood só se preocupam com retorno de verba, a Marvel segue na contramão disso, se preocupando com fidelidade, e nem por isso, deixando de lucrar milhões com o Homem de Ferro.



_
































_
 
O próximo filme da Fase 1 da Marvel que terá crítica é O Incrível Hulk:


Nenhum comentário:

Postar um comentário